top of page
Foto do escritorClara Mello

Como fazer e interpretar um mapa astral? Resumão do basicão

O que é mapa astral?


Costumo definir mapa astral ou mapa natal como aquele print do céu no momento em que a gente nasceu. Como os astros estavam posicionados no momento em que deixamos o corpo que nos gerou, e passamos a habitar com independência este planeta.


O mapa é uma mandala, que contém 12 casas astrológicas, por onde estão espalhados os 12 signos do zodíaco, e 10 planetas. Os luminares sol e lua, planetas pessoais: mercúrio, vênus, marte, planetas sociais: júpiter e saturno, e os transpessoais: urano, netuno e plutão.


O mapa astral trata sim da sua personalidade, gostos, aparências, aptidões, dores, mas não apenas. Ele trata do seu contexto geral, do seu entorno. Em que ambiente você nasceu e se desenvolveu, família, relacionamentos, amigos, parceiros. Nem tudo que está no seu mapa é sobre você, mas sobre o que te cerca.


Ele vale por toda a sua vida, e costumo dizer, de modo exagerado mas real, que é a única previsão possível. Porque tudo o mais que vai se desenvolver na sua vida, ou que pode ser visto em outras técnicas preditivas, depende dele.


Como fazer seu mapa astral?


Hoje em dia, ainda bem, não precisamos calcular o mapa a mão, podemos contar com diversos sites e softwares. Ufa! Para conseguir uma análise completa do seu mapa, o melhor caminho é através de uma consulta com um astrólogo. Mas, não é por isso que a gente não vai dar uma espiadinha por conta própria. Até porque o estudo do mapa é algo que nunca se encerra.


Você precisa dos seus dados de nascimento


Dia, mês e ano, horário o mais correto possível, e local (cidade). Se você não sabe o horário que nasceu, pode fazer o mapa também, mas não terá a divisão de casas.


Você conhece o astro.com?


Site mais parceiro não há. O astro.com é uma mão na roda, o melhor dos gratuitos. Na versão em português, é só você clicar em horóscopos gratuitos - desenhos de mapa - mapa astral, e inserir os seus dados.


E agora?


Se você não sabe nada de astrologia, realmente não vai entender quando abrir o seu gráfico. Mas não se desespere, volta aqui para descobrir. O primeiro passo é entender os conceitos básicos. O que são planetas, signos e casas, para começo de conversa. Eu fiz um pequeno resumo para você, só para você não desistir de entender, mas se você sair dizendo por aí, que eu falei que isso é astrologia, a gente vai brigar, hein? Rs. Astrologia é um estudo profundo e complexo, mas a gente tem que começar de algum lugar, certo?


Planetas: Coisas que acontecem

Signos: Como elas acontecem

Casas: Onde elas acontecem.


Resumão do basicão:

Planetas, signos e casas em palavras-chave, só para não ficar completamente perdido no rolê.


Planetas:

Sol - Vontade, pai, marido, autoridades.

Lua - Necessidade emocional, família, mãe, esposa, pátria, povo.

Mercúrio: Comunicação, trajetos, raciocínio, irmãos.

Vênus: Desejo, crushs, prazeres.

Marte: Conflitos, liderança, ação.

Júpiter: Expansão, crescimento, estrangeiro, viagens.

Saturno: Restrição, responsabilidade.

Urano: Inovação, rebeldia.

Netuno: Sonhos, ilusões, confusões.

Plutão: Transformações, regenerações.


Signos:

Áries: Independência

Touro: Segurança

Gêmeos: comunicação

Câncer: proteção

Leão: Criatividade

Virgem: Utilidade

Libra: Diplomacia

Escorpião: Eliminação

Sagitário: Expansão

Capricórnio: Construção

Aquário: Liberdade

Peixes: Fusão


Casas:


Casa 1 - Eu, corpo físico.

Casa 2 - Dinheiro, posses.

Casa 3 - Trajetos, irmãos.

Casa 4 - Família, lar.

Casa 5 - Filhos, sexo, criação.

casa 6 - Serviço, doenças.

Casa 7 - Parcerias, associações, inimigos declarados.

Casa 8 - Morte, heranças.

Casa 9 - Estrangeiro, estudos avançados.

Casa 10 - Vida pública, carreira.

Casa 11 - Amigos, coletividade.

Casa 12 - Prisões, isolamento, inimigos ocultos.



Os mapas astrais mais comuns hoje em dia talvez sejam os de pessoas. Mas, tendo data e hora de nascimento, dá para fazer mapa astral de absolutamente tudo. Animais, livros, filmes, empresas, eventos mundiais, datas comemorativas, até de vinho, até de queijo e por aí vai. Claro que não serão interpretados da mesma forma, mas todos tem validade.


bottom of page